Dicas

TOXOPLASMOSE – Doença ja fez cerca de 500 vítimas em Santa Maria neste ano, maior SURTO documentado até hoje no mundo.

Toxoplasmose
Doença já fez cerca de 500 vítimas em Santa Maria neste ano, maior surto documentado até hoje no mundo.

O que é?

A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Em muitos casos, não apresenta sintomas ou eles são muito leves. Em outros, provoca sinais variados, inclusive graves, com risco maior para imunodeprimidos.

Conheça alguns:

• Febre
  • Dores no corpo e na cabeça
  • Aumento de linfonodos, especialmente na parte de trás do pescoço
  • Pneumonia difusa, miocardite (inflamação do miocárdio), miosite (inflamação muscular), encefalite (inflamação do cérebro) e aumento do fígado e do baço.

Contaminação

1. Gatos e outros felídeos são os hospedeiros definitivos do toxoplasma e eliminam os ovos dele (oocistos) no ambiente, por meio das fezes.
  2. Uma série de animais pode se contaminar, virando hospedeiros intermediários.
  3. A infecção de humanos pode ocorrer das seguintes maneiras:
  • Pela ingestão de carnes cruas ou mal passadas de animais que sejam hospedeiros intermediários, como suínos, carneiro e aves;
  • Pelo consumo de água, frutas ou verduras que abriguem oocistos;
  • Por meio da placenta, no caso de fetos, quando a mãe está contaminada;
  • Infecção por transfusão de sangue ou transplante de órgão, se o doador estiver contaminado.

Problemas Oftalmológicos

O toxoplasma tende a se alojar na retina e causar problemas oftalmológicos. Em torno de 10% dos pacientes podem ter alguma lesão ocular, que pode levar meses ou anos para aparecer. É fundamental procurar um oftalmologista e fazer um exame de fundo de olho. O tratamento não reverte as lesões existentes, mas freia a sua progressão, podendo evitar a cegueira.

Como prevenir

• Evite comer alimentos crus
  • Lave bem frutas e verduras
  • Cozinhe bem os alimentos
  • Congele a carne por três dias, a -15° C
  • Lave bem as mãos após manipular carnes cruas e antes de comer
  • Evite contato com fezes dos gatos
  • Mantenha seu gato bem alimentado para ele não precise caçar para comer. Não o alimente com carne crua
  • Limpe diariamente a caixa de dejetos
  • Mantenha os reservatórios de água bem fechados
  • Se a água não for tratada ou em caso de surto, ferva-a antes do consumo

Tratamento

Na maioria dos casos, os sintomas passam sozinhos. O tratamento com medicação específica é indicado para gestantes, recém-nascidos, portadores de lesões oftalmológicas, imunodeprimidos e pacientes com comprometimento de órgão.

Cuidados na Gestação

Antes de engravidar, as mulheres devem fazer um exame para verificar se já tiveram a doença. Se o resultado for positivo , há risco pequeno de prejuízo para a criança. Se for negativo, é preciso tomar precauções extras, para que não haja infecção durante a gravidez.

Os riscos

• Aborto